Páginas

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

RPTV – Rede Potiguar de Televisão - O Canal da Educação

A 9ª Dired apresentou o Projeto da RPTV – Rede Potiguar de Televisão – Canal 17, Desenvolvido pela regional, junto ao Governo do Estado e as ONGs MOS e CECOP.
A Tv, que veicula conteúdos produzidos por alunos das escolas públicas de Currais Novos, Florânia, Cruzeta e Parelhas, foi inaugurada no dia 17 de junho em Currais Novos, e é o primeiro passo de um projeto que pretende interligar todo o Estado pela educação e cultura.
No encontro, que foi transmitido pelo Canal 17, em parceria com a TV Câmara, foi veiculado o Programa “Roda de Conversa” apresentado pela atual diretora do canal Ana Paula e o aluno Lázaro Jordão, estreando assim, a primeira transmissão ao vivo do recém criado canal.
Elisabete Jácome em suas palavras destacou o desempenho da 9ª Regional no resultado do último Ideb e elogiou a experiência da TV. “É muito interessante essa socialização de experiência, colocando esse encontro televisionado dentro dos lares de todos”, disse.

O Secretário de Educação Otávio Augusto, disse: “Projetos exitosos como esse, como já acontece aqui em Currais Novos, é a socialização do trabalho com alunos e profissionais de educação e que tem uma história para contar, unida a tecnologia”.

Otávio falou ainda que os desafios são muitos e reclamou do modelo de estado burocrático. “Só com esforço coletivo poderemos mudar isso, e não aceito mais nenhuma matéria colocando o RN na lanterna do Ideb, tivemos avanços, mas ainda temos um longo caminho até atingir a meta 6 estabelecida pelo Ministério da Educação para 2021.

Durante a apresentação do “Roda de Conversa”, um dos responsáveis do Projeto e coordenador do “Cinema na Escola”, Raimundo Melo, falou da linha editorial da RPTV. “Optamos por uma produção e veiculação de conteúdos diferenciados e direcionados para educação, cultura, meio ambiente e protagonismo juvenil, e iniciamos por Currais Novos pela sua história de pioneirismo”, explicou.

A TV Educativa e Cultural, que será uma afiliada da TV Escola, inserirá conteúdos locais e regionais produzidos por alunos capacitados das escolas .

Raimundo Melo define a RPTV como um veículo que fará a diferença pelo conteúdo preocupado com o respeito às diferenças, à cultura popular, feito por jovens que acreditam e não medem esforços, e que buscam uma tv de qualidade.

Representando o Governador Iberê, ausente por motivo de agenda, a secretaria adjunta e professora Salizete Freire falou da iniciativa: “Currais Novos começa a contar uma nova história a partir dessa tv, que muda o jeito de fazer escola e de fazer cultura”.

Para isso os alunos foram capacitados com oficinas de audiovisual. A professora Célia, que coordena um projeto de rádio na Escola Tristão de Barros, lembrou que a implantação da RPTV atraiu a atenção dos alunos da instituição. “Eles ficaram muito mais interessados”, falou.

Uma das pessoas mais entusiasmada com o Projeto é a Diretora da 9ª DIRED, Profª Edilma Dantas. “Buscamos extrapolar os muros da escola e fico encantada com o brilho e o interesse desses jovens em produzir e aprender”, disse a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário