Páginas

sábado, 18 de setembro de 2010

Professores recebem notebooks


Por Fátima Souza - Da Redação - Em 17/09/2010
Fotos: Fátima Souza

Um dia histórico, essa foi a melhor denominação encontrada para a educação do Seridó nesse dia 17 de setembro. A Secretaria de Educação, através da 9ª Dired, realizou nesta sexta em Currais Novos, a entrega dos notebooks do Programa “Professor Conectado” a todos os professores dos ensinos fundamental e médio, em sala de aula.
O Secretário Adjunto de Educação, Flávio José, ao lado da diretora da 9ª Dired, Edilma Dantas, e da coordenadora do Ensino Médio, Vera Reis, entregaram 436 unidades a todos os docentes das 36 escolas, dos 12 municípios que compõem a Regional.


A partir de agora os professores, que até então muitos deles não tinham acesso, terão à sua disposição uma importante ferramenta tecnológica. Uma das professoras contempladas foi Maria José, da escola Manoel Salustino. “Eu estou muito feliz, educação não pode andar dissociada da tecnologia”, disse a professora, que aproveitou para sugerir um data show em todas as escolas, para agregar melhor desempenho juntos aos notebooks em sala.


Outra que comemorou a conquista foi a professora Juraci Araújo, da escola Teônia Amaral, de Florânia. “Acho importante, é uma ferramenta que incentivará novas informações e a melhoria da comunidade escolar”.
Representando a classe docente, o professor Chiquinho, do IVP, explicou que ainda existe resistência as novas tecnologias, mas a entrega dos notebooks mudará isso. “Eu fugi muito de tecnologia, mas chega uma hora que falar só com o coração não é o bastante. Hoje é um dia histórico”, falou.
A coordenadora geral do Sinte, Francisca Palmeiras, ressaltou a melhoria da qualidade do ensino. “Esse é momento adequado, onde os professores estão sendo preparados para as novas tecnologias”, falou.
O ex-secretário Rui Pereira, falecido, foi lembrado pela coordenadora do Ensino Médio, Vera Reis. “Hoje é a realização de um sonho de muito tempo e de muitas pessoas, vamos aproveitar essa ferramenta e formar uma grande rede de educação”.
Prestes a se aposentar, a diretora Edilma Dantas, comemorou o momento e cobrou empenho no uso da nova ferramenta pelos professores. “Nós estamos virando uma página na educação, precisamos perder o medo da máquina. Essa será uma tecnologia inovadora na prática pedagógica a partir de hoje”. Edilma comemorou os resultados obtidos pela Regional nos últimos anos.
Para Flávio José, essa é a primeira de outras etapas de investimentos tecnológicos que a Secretaria implantará gradualmente. “Teremos mais notebooks para apoio pedagógicos nas escolas, hoje em dia não se vive mais sem esse tipo de tecnologia”. De acordo com o secretário, em todo estado serão entregues 10.200 unidades.


Com 37 anos de sala de aula, a nova Tecnologia foi apresentada pela primeira vez a professora Fátima Santos, da escola Joaquim Adelino de Medeiros, em São Vicente.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

RPTV – Rede Potiguar de Televisão - O Canal da Educação

A 9ª Dired apresentou o Projeto da RPTV – Rede Potiguar de Televisão – Canal 17, Desenvolvido pela regional, junto ao Governo do Estado e as ONGs MOS e CECOP.
A Tv, que veicula conteúdos produzidos por alunos das escolas públicas de Currais Novos, Florânia, Cruzeta e Parelhas, foi inaugurada no dia 17 de junho em Currais Novos, e é o primeiro passo de um projeto que pretende interligar todo o Estado pela educação e cultura.
No encontro, que foi transmitido pelo Canal 17, em parceria com a TV Câmara, foi veiculado o Programa “Roda de Conversa” apresentado pela atual diretora do canal Ana Paula e o aluno Lázaro Jordão, estreando assim, a primeira transmissão ao vivo do recém criado canal.
Elisabete Jácome em suas palavras destacou o desempenho da 9ª Regional no resultado do último Ideb e elogiou a experiência da TV. “É muito interessante essa socialização de experiência, colocando esse encontro televisionado dentro dos lares de todos”, disse.

O Secretário de Educação Otávio Augusto, disse: “Projetos exitosos como esse, como já acontece aqui em Currais Novos, é a socialização do trabalho com alunos e profissionais de educação e que tem uma história para contar, unida a tecnologia”.

Otávio falou ainda que os desafios são muitos e reclamou do modelo de estado burocrático. “Só com esforço coletivo poderemos mudar isso, e não aceito mais nenhuma matéria colocando o RN na lanterna do Ideb, tivemos avanços, mas ainda temos um longo caminho até atingir a meta 6 estabelecida pelo Ministério da Educação para 2021.

Durante a apresentação do “Roda de Conversa”, um dos responsáveis do Projeto e coordenador do “Cinema na Escola”, Raimundo Melo, falou da linha editorial da RPTV. “Optamos por uma produção e veiculação de conteúdos diferenciados e direcionados para educação, cultura, meio ambiente e protagonismo juvenil, e iniciamos por Currais Novos pela sua história de pioneirismo”, explicou.

A TV Educativa e Cultural, que será uma afiliada da TV Escola, inserirá conteúdos locais e regionais produzidos por alunos capacitados das escolas .

Raimundo Melo define a RPTV como um veículo que fará a diferença pelo conteúdo preocupado com o respeito às diferenças, à cultura popular, feito por jovens que acreditam e não medem esforços, e que buscam uma tv de qualidade.

Representando o Governador Iberê, ausente por motivo de agenda, a secretaria adjunta e professora Salizete Freire falou da iniciativa: “Currais Novos começa a contar uma nova história a partir dessa tv, que muda o jeito de fazer escola e de fazer cultura”.

Para isso os alunos foram capacitados com oficinas de audiovisual. A professora Célia, que coordena um projeto de rádio na Escola Tristão de Barros, lembrou que a implantação da RPTV atraiu a atenção dos alunos da instituição. “Eles ficaram muito mais interessados”, falou.

Uma das pessoas mais entusiasmada com o Projeto é a Diretora da 9ª DIRED, Profª Edilma Dantas. “Buscamos extrapolar os muros da escola e fico encantada com o brilho e o interesse desses jovens em produzir e aprender”, disse a diretora.